Suporte Técnico: (81) 9 9304-9625

Serviços Empresariais

Fibra Óptica: Fusão

A fibra óptica é um fio de vidro fino e transparente que mede aproximadamente 0,5mm de diâmetro. Possui estrutura cilíndrica e é dividido em duas partes. Sendo elas: o núcleo que é a região central e a casca que reveste o núcleo.

De uma forma bem resumida, o fenômeno que explica o funcionamento da fibra óptica é a reflexão interna de luz. Ou seja, a luz é refletida para o interior do núcleo em um ângulo mínimo de incidência onde sofre sucessivas reflexões e pode ser propagada por longas distâncias e sem perda de intensidade.

Apesar de serem fios de vidro, possuem uma boa flexibilidade. Se engana quem pensa que a fibra óptica é utilizada somente para conexões de internet. Atualmente, ela também tem sido aplicada na construção de instrumentos para realização de exames médicos como o endoscópio, por exemplo.

Com o avanço da tecnologia o uso da fibra óptica vem ganhando espaço e deixando os cabos de metal para trás. Isto porque, além de possuírem maior capacidade de transmissão de dados e informações, possuem:

  • Matéria-prima abundante;
  • Não sofrem interferências de ondas eletromagnéticas;
  • Não corroem e nem oxidam como os fios metálicos;
  • Vida útil estimada em mais de anos de uso contínuo;
  • Pequeno tamanho e peso;
  • Facilidade de instalação;

O fato de ser produzida com material de vidro e não de cobre faz com que ela esteja menos propensa a interferências, preservando a qualidade do sinal, evitando oscilações e perda de sinal.

Mas por outro lado, também possuem algumas desvantagens. A principal delas é o custo elevado. Devido ao tipo de material usado na composição e processamento do fio.

Outra desvantagem que podemos destacar é com relação a fragilidade. Os fios são muito sensíveis e podem se romper com mais facilidade do que os fios de cobre. As distâncias de lançamento da fibra também são um problema, pois precisam de muitos repetidores para reforçar a perda de intensidade de luz.

As fibras, podem ser, portanto, classificadas em dois modos:

  • Monomodo: é usado para sinais de grandes distâncias (WAN), possui um manuseio difícil e exige muita técnica, além do seu custo elevado.
  • Multimodo: utilizado para comunicações com redes locais (LAN), o sistema multimodo tem diâmetro maior e assim, é possível transitar mais de um sinal através de lasers e LEDs. Por este motivo, as multimodos são mais usadas para comunicações a curta distância.

Em termos de velocidades, as redes com infraestrutura de fiação de cobre, como as conexões DSL comuns, oferecem velocidades de transferência entre os 768 Kb/s e 1.5 Mb/s, em média. Em condições ideias, redes desse tipo podem chegar a 7 Mb/s.

Na fibra óptica, as velocidades médias ficam entre 50 e 100 Mb/s, com situações ideais de máximas entre 1 e 10 Gb/s.

Link Dedicado

Basicamente, um link dedicado é uma estrutura própria de conexão à internet, usada por empresas que visam a obter garantia de qualidade e estabilidade para seu acesso à rede de dados de um provedor.

Esse serviço é oferecido por muitos provedores que concedem às organizações o caminho privativo para sua rede de internet. A tecnologia do link dedicado garante estabilidade, disponibilidade, segurança e alta velocidade de conexão para os ambientes corporativos.

Quais as vantagens desse serviço:

  • Estabilidade da conexão;
  • Suporte adequado e otimizado;
  • Velocidade contratada garantida;
  • Controle da banda larga;
  • Aumento da produtividade;
  • Ganho de segurança
  • Melhor custo-benefício.

Como escolher um link dedicado:

  • Velocidade de banda;
  • Alta disponibilidade e atendimento;
  • IPs fixos;
  • Reputação e qualidade do provedor.

Qual é o momento certo para investir?

Depois de conhecer os benefícios que um link dedicado garante para as empresas, é comum se questionar sobre o momento correto de investir nesse serviço. A realidade é que com o crescente investimento em soluções digitais e inteligentes, que utilizam a internet para funcionar, a rede de conexão tende a ficar cada vez mais saturada.

Assim, independentemente de segmento ou porte da empresa, investir nessa solução é uma prática que tira o negócio dessa competição por espaço na rede e garante uma navegação segura, estável e de qualidade para que os profissionais realizem suas funções.

Agora que você sabe mais sobre os benefícios e importância do link dedicado para a qualidade de navegação, acredita que é momento de investir nesse serviço para o seu negócio? Então, entre em contato conosco. Te mostraremos o caminho para a implantação!

Ponto-a-Ponto

A rede em ponto-a-ponto tem como característica a disposição em série dos equipamentos, fazendo com que os dados passem por todas as estações que estiverem conectadas, mas apenas a receptora poderá reconhecê-los. São redes montadas para compartilhar dispositivos ou dados e não serviços. Também designadas por store-and-forward. Neste tipo de redes estabelece-se um caminho entre 2 nós, podendo utilizar nós intermédios, os quais ignoram a mensagem

1. Comutação de Linha/Circuito. Uma vez estabelecida a ligação tudo se passa como se tratasse de uma linha dedicada. Vantagens: Tempo de transito desprezável. Inconvenientes: Um recurso atribuído a uma ligação não pode ser usado por outra.

2. Comutação de Mensagem/Pacote. As mensagens/pacotes são enviadas através da rede quando for possível. Circuito virtual: A cada ligação é atribuído um percurso fixo, analogamente ao que se passa na rede telefónica. A ideia é evitar a escolha de um novo caminho para cada um dos pacotes. Quando uma ligação é estabelecida, o caminho da origem e do destino é memorizada no setup. Cada pacote contém o número de circuito virtual. Datagramas: Não existem à partida caminhos definidos. Cada mensagem/pacote é enviado pelo melhor percurso no momento, independentes uns dos outros. Cada pacote contém a indicação de destino e da fonte. Permite uma melhor adaptação a falhas.

Vantagens:

Bom aproveitamento de recursos. Conversão de velocidades de transmissão.

Inconvenientes:

Tempo de transito significativo.

VPN

VPN significa “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual) e descreve a oportunidade de estabelecer uma conexão de rede protegida ao usar redes públicas. As VPNs criptografam seu tráfego de Internet e disfarçam sua identidade online. Isso torna mais difícil para terceiros rastrear suas atividades online e roubar seus dados. A criptografia ocorre em tempo real.

Como funciona uma VPN:

Uma VPN oculta seu endereço IP deixando que a rede redirecione você por meio de um servidor remoto especialmente configurado executado por um host VPN. Isso significa que se você navegar online com uma VPN, o servidor VPN se tornará a fonte de seus dados. Isso significa que seu Provedor de Serviços de Internet (ISP) e terceiros não podem ver quais sites você visita ou quais dados você envia e recebe online. Uma VPN funciona como um filtro que transforma todos os seus dados em "rabiscos". Mesmo que alguém apreendesse dados, seria inútil.

Quais são os benefícios de uma conexão VPN:

Uma conexão VPN disfarça seu tráfego de dados online e o protege de acesso externo. Os dados não criptografados podem ser vistos por qualquer pessoa que tenha acesso à rede e queira vê-los. Com uma VPN, os hackers e criminosos cibernéticos não podem decifrar esses dados.

  • Criptografia segura;
  • Disfarçando seu paradeiro;
  • Acesso a conteúdo regional;
  • Transferência segura de dados.
Firewall

Em informática, um firewall (em português: parede de fogo), raramente traduzido como corta-fogo ou corta-fogos, é um dispositivo de uma rede de computadores, na forma de um programa (software) ou de equipamento físico (hardware), que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede, geralmente associados a redes TCP/IP. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc.

A combinação do software e de hardware de proteção, é chamado tecnicamente de "appliance". A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.

Os sistemas firewall podem ser classificados da seguinte forma:

  • Filtros de Pacotes;
  • Proxy Firewall ou Gateways de Aplicação;
  • Stateful Firewall (ou Firewall de Estado de Sessão);
  • Firewall de Aplicação.
Link Temporário

Na era da internet, não existe mais evento fechado. Seja em shows, congressos, feiras ou festas, o sucesso pode ser medido pelo número de pessoas assistindo aos vídeos por streaming, pela quantidade de compartilhamentos e até pelo engajamento entre empresa e convidados por meio de seus próprios aparelhos.

Imagina então se a internet cai bem no meio do seu evento? Por melhor que seja a sua estrutura e seu provedor de internet, um pico de uso pode atrapalhar a experiência dos convidados. Veja, no post de hoje, por que o link temporário é a solução para não passar aperto nessa situação.

Como funciona o link temporário:

A demanda por conexão em um evento é bastante atípica se comparada ao uso corporativo do dia a dia. São muitas pessoas tirando fotos, enviando mensagens e compartilhando vídeos, ao mesmo tempo em que palestrantes, artistas ou profissionais fazem seu trabalho e tudo isso é transmitido para o mundo inteiro.

Nesse modelo, o responsável pela tecnologia no evento contrata um link dedicado para atendê-lo durante aquele período de tempo, garantindo que a demanda por internet será atendida sem problemas. Bons provedores oferecem a estrutura, sua instalação e o suporte para que 100% da banda esteja disponível.

Assim, é possível garantir que o evento não pare. A equipe de TI pode tirar essa preocupação da cabeça e garantir que a entrega da conexão seja um ponto alto para a experiência de todos os participantes.

Quais são as vantagens do link temporário:

Mas como o link temporário realmente evita que a internet caia no meio do evento? A exclusividade da conexão e a qualidade do provedor são as peças-chave para responder a essa pergunta:

  • Estabilidade;
  • Velocidade;
  • Flexibilidade;
  • Escalabilidade;
  • Suporte.

Garantir a internet em um evento é um pesadelo para qualquer profissional. É um pico de demanda fora do comum, com centenas ou até milhares de pontas variáveis que podem comprometer toda a estrutura.

Tirar esse peso das costas por si só é um argumento suficiente para contratar um link temporário. Só a Speedredes Telecom tem pessoal especializado para implementação e gestão, além de um sistema redundante para garantir um evento 100% online.

Downloads e uploads ultra
velozes por um preço acessível

A SPEEDREDES TELECOM é uma empresa de tecnologia que dispõe soluções de internet, oferecendo aos seus clientes um serviço de qualidade, atendimento personalizado e equipamentos de última geração para proporcionar o melhor da Internet Banda Larga.

Leia mais